Competências cognitivas e qualidades psicossociais do Trainer:

Aplica na sua vida os pressupostos da PNL, sendo congruente com os conteúdos que transmite (Modelo Self). É especialista em lidar com conflitos e em dinamizar processos de grupo, mantendo a congruência e resiliência.

Possui conhecimento de conceitos e práticas psicológicas e neurobiológicas, métodos psicoterapêuticos e modelos comuns de comunicação, bem como a sua integração na PNL.

Compreende e domina os conteúdos do Practitioner e do Master Practitioner.

Tem as competências necessárias para demonstrar as técnicas do Practitioner e do Master.

Tem as competências necessárias para transmitir os conteúdos do Practitioner e do Master, assim como as suas técnicas oficiais.

Domina metodologias e competências para intervir em situações um-a-um e com grupos de forma ecológica, aplicando os pressupostos de PNL.

É capaz de dar feedback produtivo, respeitoso, específico sensorial, mantendo a relação e criando insight.

Tem competência na liderança de grupos, detetando processos conscientes e inconscientes (transferência e contratransferência).

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Objetivos específicos a atingir | Competências como "Trainer"

1. Código profissional e conduta:

  1. Conhecer os comportamentos éticos de um/a Trainer.
  2. Identificar os limites da intervenção.
  3. Conhecer os níveis de desenvolvimento pessoal do/a trainer.
  4. Atuar com congruência e consistência enquanto facilitador/a do grupo.

2. Orientação dos processos de grupo:

  1. Identificar as etapas de formação de um grupo e as suas diferentes especificidades.
  2. Lidar com experiências desafiadoras durante o trabalho.
  3. Estabelecer normas, regras de funcionamento e contrato emocional com o grupo.
  4. Promover a Criação de “Campo” em contexto formativo.
  5. Conhecer o “O Ciclo de Vida” de um grupo.
  6. Aplicar estratégias para facilitar os processos pessoais dentro de um grupo.
  7. Identificar e lidar com os processos de transferência e contratransferência.
  8. Identificar o/a líder informal do grupo.
  9. Gerir dinâmicas relacionais produzidas pela pessoa que detém o estatuto de líder “inconsciente”.

3. Estilos de aprendizagem e estilos de formação:

  1. Distinguir os diferentes tipos de aprendizagem.
  2. Aplicar o Sistema 4-MAT, distinguindo as suas etapas.
  3. Desenvolver estratégias diferenciadas na condução de sessões de formação, com o Sistema 4-MAT.

4. Uso dos diferentes Padrões de Linguagem na formação:

  1. Aprofundar os Modelo Milton e Modelo Meta em contexto de formação.
  2. Promover impacto positivo através da linguagem verbal nas pessoas participantes de uma formação.

5. Uso de metáforas nos processos de aprendizagem:

  1. Conhecer as funções da comunicação metafórica.
  2. Utilizar metáforas múltiplas e cruzadas.
  3. Criar metáforas isomórficas.

6. Fornecimento de feedback multinível:

  1. Usar modelos eficazes para dar feedback às pessoas participantes de um grupo.
  2. identificar as condições de eficácia para um feedback efetivo.
  3. Reenquadrar as situações e resultados indesejados.
  4. Conseguir utilizar estratégias para receber feedback, de forma produtiva, vindo do grupo.
  5. Lidar assertivamente com a crítica e com participantes difíceis.

7. Apresentações em público impactantes:

  1. Estabelecer rapport verbal e não-verbal com o “Todo”.
  2. Conhecer os cuidados a ter com a fisiologia e com a voz.
  3. Saber usar a visão periférica.
  4. Desenvolver a qualidade de presença como Trainer.
  5. Distinguir as diferentes categorias de comunicador de Virginia Satir e sua correta utilização.
  6. Usar eficazmente as perguntas.
  7. Saber responder a perguntas: distinguir a intenção da forma, o conteúdo verbal expresso da estrutura subjetiva.
  8. Estruturar e organizar os conteúdos a abordar de uma forma clara e concisa.

8. Formações memoráveis:

  1. Criar conteúdo e estrutura da formação.
  2. Preparar as condições para as intervenções e demonstrações.
  3. Saber ultrapassar objeções.
  4. Prevenir dificuldades potenciais.
  5. Selecionar os potenciais melhores participantes para as demonstrações.
  6. Orientar demonstrações com sucesso.

9. Organização do espaço de formação:

  1. Preparar as boas vindas, refletindo-as também no espaço.
  2. Criar âncoras de palco.
  3. Utilizar os diversos tipos de âncoras: visuais, auditivas e cinestésicas.
  4. Usar de forma correta e diferenciadora os recursos pedagógicos escolhidos para a sessão.
  5. Criar materiais visuais eficazes e apelativos.

10. Criação de cursos/ sessões de formação diferenciadas e transformadoras:

  1. Saber preparar previamente a (trans)formação: Público-alvo, Local, Horário, Formato, Objetivos, Tema, Duração, Metodologias, Exercícios, Recursos.
  2. Aplicar os Princípios da PNL na criação de uma ação de (trans)formação.
  3. Saber dividir os temas para a construção de sequências claras.
  4. Usar o Pré-teaching.
  5. Construir exercícios de Pré-teaching.
  6. Elaborar de forma eficaz exercícios úteis.
  7. Construir manuais.
  8. Elaborar o script da pessoa Trainer.
  9. Saber usar metodologias diferenciadoras para diferentes públicos (em função dos Sistemas de Representação, Metaprogramas e Estilos de Aprendizagem).
  10. Atribuir tarefas desafiadoras, capazes de expandir o modelo do mundo da pessoa participante.
  11. Aplicar coaching e mentoring durante as sessões.
  12. Elaborar estruturas de avaliação das aprendizagens.
  13. Saber como proceder no encerramento formal e emocional de um grupo de formação.
  14. Criar momentum e ancorar estados favorecedores da transformação pretendida pela pessoa participante.
  15. Criar a estrutura geral de um curso de certificação em PNL.