Quem somos

Código de Ética e Deontologia

Este Código Deontológico estabelece diretrizes éticas e deontológicas essenciais aos profissionais e praticantes de Programação Neurolinguística (PNL) nos seus diferentes contextos de aplicação.

  1. Ser a referência de conduta aos membros enquanto profissionais e praticantes de programação neurolinguística.
  2. Ser uma referência para os clientes sobre os códigos éticos e de boa conduta dos profissionais de programação neurolinguística.
  3. Contribuir para o reforço da identidade coletiva da profissão em torno dos valores (universais) partilhados por todo o grupo profissional (reconhecimento interno), e para a afirmação pública da profissão, viabilizando uma opinião mais esclarecida (reconhecimento externo).
  4. Promover a credibilidade e a confiança dos profissionais e do público em geral, dando a conhecer os princípios éticos e os pressupostos da programação neurolinguística, apresentando-a como um conjunto de metodologias facilitadoras do processo de desenvolvimento pessoal, capazes de responder aos desafios da vida e à melhoria do bem-estar pessoal, profissional e social, respeitando, sempre, a integridade do ser humano.

A Aceitação deste código de conduta é um pré-requisito para ser Associado da APPNL (ler o documento).

O membro associado compromete-se  a modelar e integrar os pressupostos da PNL,  a atuar de forma a credibilizar a prática da PNL, assume o compromisso de agir sempre de forma profissional, coibindo-se de agir de forma a causar impacto negativo na compreensão ou aceitação pública da PNL como ferramenta de desenvolvimento pessoal.

No decurso do seu desempenho profissional, o membro associado compromete-se a evitar conflitos entre os seus interesses e os dos seus clientes. Compromete-se a manter uma posição de isenção, no caso de surgir uma situação de conflito de interesses, mesmo que isso implique o término da relação profissional com o cliente.

O membro associado compromete-se a cumprir a política de proteção de dados em vigor, manter, guardar e eliminar os registos do trabalho realizado com relação à prática e formação em  PNL. Compromete-se à obrigação de confidencialidade, mesmo depois da relação profissional terminar.

Como Praticante e Trainer de PNL aceito honrar as minhas obrigações éticas com os meus clientes, colegas e com o público em geral. Comprometo-me a progredir continuamente na sua profissão. Se faltar a este compromisso com o Código de Ética e Deontologia ou a qualquer das suas partes, aceito que a APPNL seja autoridade bastante para me fazer responsável destes factos.

Ser membro APPNL