Conhecer os pressupostos (crenças de excelência) em que a PNL se baseia.
Ter predisposição para a integração dos pressupostos.
2. Quadro geral dos objetivos da PNL
Saber definir a sua situação atual e a situação desejada.
Procurar e empregar recursos.
Saber testar e aplicar a ponte para o futuro.
Aplicar as cinco condições formais para a formulação de objetivos realizáveis.
Empregar o modelo TOTE como sendo o mínimo cibernético essencial para uma intervenção objetiva.
Conhecer os elementos da experiência subjetiva: a relação entre a perceção dos acontecimentos externos, o pensamento, o estado emocional, a fisiologia; o papel das convicções e o resultado, em forma de comportamento.
Compreender a hierarquia de valores.
3. Técnicas de transformação
Reconhecer pelo menos três formas de padrões de Reenquadramento.
Dominar diversas formas de procurar, ativar e instalar recursos (pelo menos o “Círculo de Excelência”, a “neutralização de âncoras negativas” e a Transformação da História Pessoal”)
4. Técnicas de perceção
Poder aferir reações não-verbais (calibragem) e assim ser capaz de avaliar em que estado interior a pessoa se encontra num determinado momento.
Distinguir os sistemas de representação: visual, auditivo tonal e digital, cinestésico, gustativo e olfativo.
Saber transformar as experiências através da transformação das qualidades sensoriais (trabalho com submodalidades)
Reconhecer os predicados e movimento dos olhos como indicação do sistema de representação em que a pessoa se encontra e do sistema empregue como acesso à informação.
Observar congruências e incongruências.
5. Reconhecer padrões e modelos
Reconhecer estratégias internas necessárias para que uma pessoa atinja efeitos pessoais positivos ou negativos.
Reconhecer estratégias de motivação.
Conhecer a estratégia da criatividade.
Reconhecer padrões de aprendizagem.
Reconhecer padrões de escolha (opcional).
6. Comunicação com partes (sub-personalidades)
Utilizar o “Reenquadramento em 6 passos”, mais especificamente, a busca da motivação inconsciente por detrás do comportamento e a transformação deste mesmo comportamento.
Saber utilizar o modelo da negociação entre partes para a solução de conflitos internos, chegando o ponto de encontro ao nível dos critérios.
Trabalhar com Metáforas, dominando o emprego destas como padrão dentro de um quadro organizativo de transformação.
7. A organização do tempo
Investigar a Linha do Tempo pessoal
Empregar a visualização do passado, presente e futuro, como quadro geral para uma intervenção.
8. Múltiplas perceções
Vivenciar a associação e dissociação, reviver experiências e dominar a técnica da dissociação.
Ser capaz de mudar de posição percetiva.
Ser capaz de mudar de posição percetiva através dos níveis lógicos de comunicação.
9. Competências básicas
Ser capaz de estabelecer rapport eficazmente: calibrar, sincronizar e conduzir, empregando para isso diversos canais como valores, escolha de palavras, postura, gestos, respiração, etc.
Reconhecer, utilizar, e lidar com o matching e mismatching.
Acompanhar e conduzir (Pacing e Leading).
10. Padrões linguísticos
Empregar o Modelo Meta da Linguagem.
Utilizar o Modelo Milton da linguagem relatado aos pressupostos da PNL.
Utilizar o reenquadramento de conteúdo, o reenquadramento de contexto e o reenquadramento de significado.
Domínio do Chunking up, chunking down e do chunking lateral (estar em estado de efetuar uma procura transderivacional).
11. Formas de testar
Dominar das técnicas da PNL, sabendo explicá-las, bem como utilizá-las com flexibilidade, em situações um-a-um.
Conhecer o conceito de ecologia, sendo capaz de trabalhar de forma ecológica, demonstrando-a no comportamento, com total respeito pelos princípios básicos da PNL (o respeito pela pessoa).