Competências como “Master Practitioner”

1.Definição e Instalação de Objetivos

  1. Aplicar as condições de formulação com a Chave de Precisão
  2. Proceder à instalação de objetivos na Linha do Tempo

2. Valores (Critérios)

  1. Eliciar e hierarquizar valores (Perguntar, calibrar, clarificar).
  2. Investigar Incongruências – Simultânea, Contínua e na Hierarquia.
  3. (Valores de aproximação e valores de afastamento, valores instrumentais e valores superiores; hierarquia de valores, sistemática de valores).
  4. Resolver Incongruências (Simultânea e Contínua; VS; CPH; TLT).
  5. Alinhar hierarquias com Sub-modalidades.
  6. Aplicar desbloqueios rápidos.

3. Convicções

  1. Investigar convicções, regras e normas limitadoras.
  2. Aplicar técnicas para transformação de convicções limitadoras.
  3. Instalar convicções na Linha do Tempo.

4. Meta-programas

  1. Dominar a calibragem, investigação, aplicação, transformação e flexibilidade.
  2. Conhecer os 4 Metaprogramas básicos: “introvert/extrovert; sensor/intuitor; feeler/thinker; judger/perceiver”.
  3. Conhecer os Metaprogramas complexos: aproximação/afastamento; quadro de referência interno/externo; possibilidade/necessidade; global/específico; semelhança/diferença; orientação no tempo; opções/procedimentos; direccionado a si/outros; proativo/reativo; filtro de interesse primário; espécie de representação da convicção, e quadro temporal.

5. Modelos Integrados da PNL

  1. Conhecer o modelo do Campo Unificado
  2. Conhecer o modelo TOTE
  3. Conhecer as Posições Percetivas – 4ª Posição

6. Estratégias e Modelagem

  1. Aplicar o processo de investigação, explicação, réplica, transferência e emprego.
  2. Compreender a seleção do modelo, dissecação, delimitação, redução da informação e síntese.
  3. Aplicar a modelagem Inside e Outside, fazendo análise de contrastes.
  4. Criar um (novo) modelo, fazer a transferência, instalação, emprego e teste.

7. Sub modalidades (aprofundamento)

  1. Investigar, reconhecer padrões e transformação.
  2. Compreender as submodalidades temporais e espaciais, padrões de limiar, eliminar compulsões, três dimensões (primeiro e segundo plano). 

8. Padrões da Linha do Tempo (aprofundamento)

  1. Compreender os processos de descoberta, produção, emprego e modificação.
  2. Transformar emoções, transformando a Linha do Tempo cinestésica.
  3. Aceder a múltiplas Linhas do Tempo, fazer reimprint e instalação do futuro.

9. Aprofundamento dos Padrões linguísticos

  1. Relembrar os pressupostos linguísticos.
  2. Aprofundar os modelos de linguagem Meta.
  3. Compreender os padrões hipnóticos de Milton.
  4. Aplicar o S.O.M., padrões de tonalidade e ancoragem de comandos (embutidos).
  5. Proceder à transformação encoberta de submodalidades, técnicas linguísticas indutivas e dedutivas.
  6. Compreender a Linguagem Pura (modelagem simbólica) e a sua aplicação prática.

10. Emprego do Transe

  1. Conhecer as funções do inconsciente.
  2. Deter noções básicas de Hipnose: métodos indutivos, interrupção de padrões, sobrecarregar, confusão.
  3. Aplicar a comunicação indireta e a comunicação direta.
  4. Conhecer a reimpressão segundo Dilts.
  5. Aplicar a Terapia da Linha do Tempo.
  6. Realizar trabalho com Partes.
  7. Empregar o modelo de fobias na Linha do Tempo.

11. Padrões e técnicas (desenvolvimento)

  1. Conhecer, no mínimo: Cadeia de âncoras, marcação contextual, níveis lógicos, estrutura e alinhamento, decision destroyer.

12. Competências Avançadas de apresentação e técnicas de formação

  1. Estruturar o plano de uma apresentação | Modelo 4 – Mat.
  2. Aprofundar os Elementos de comunicação em apresentações.
  3. Conhecer as categorias de Satir, congruência e feedback.
  4. Compreender a importância da Visão periférica | Energia | Metáforas | Tonalidade.
  5. Aplicar âncoras de palco.

13. Coaching/Terapias breves

  1. Compreender a estrutura dos padrões da PNL.
  2. Fazer anamnese – investigação da história pessoal detalhada do cliente.
  3. Fazer intervenção terapêutica.
  4. Saber como evitar transferência e contratransferência.